Empatia, socialização e diversidade
Para você ser verdadeiramente feliz, você precisa fazer alguém feliz. O que essa frase significa? Que a felicidade só é construída em conjunto. Nenhum de nós é uma ilha, precisamos uns dos outros.
Cada um de nós tem suas características particulares, uns são mais extrovertidos, outros mais introvertidos, uns gostam de trabalhar em grupo, enquanto outros preferem trabalhar individualmente…
De qualquer maneira, o trabalho é nosso grupo de convivência mais frequente, que mais influenciará em nosso bem-estar social – fator super importante em nossa qualidade de vida e saúde.
Confira nesse artigo:
Como é sua relação com seus colegas de trabalho?
Reflita sobre sua relação com seus colegas: confia neles? Há companheirismo, ou mesmo amizade? Como conviver com tantas pessoas que muitas vezes são tão diferentes de mim? Pensam diferente, agem diferente, têm essências diferentes… somos únicos em nossos talentos, o que nos torna especiais.
Um ambiente de trabalho saudável é aquele em que os trabalhadores e gestores colaboram e convivem com as diferenças. Que as vêem como uma contribuição no processo de trabalho, como potência. Diferentes formas de ver o mundo agrega valor à organização e também a você.
Nem sempre é fácil lidar com pessoas que pensam e agem diferente de nós. Às vezes temos o pensamento de que somente a nossa forma de trabalhar, pensar e interagir está correta, que somente os nossos “óculos” dão conta de toda a realidade.
Desta maneira, perdemos a oportunidade de ampliar nossa rede, nossa visão de mundo, de crescermos como profissionais e seres humanos e quem sabe até colocar em xeque algumas de nossas certezas.
Entendendo a empatia
A nossa espécie somente evoluiu e sobreviveu a todas as adversidades que passamos ao longo destes duzentos mil anos porque aprendeu a conviver e cooperar em grupo. Um grupo é mais forte que as partes. Mas o que tudo isto tem a ver comigo?
Absolutamente tudo. Pois quando falamos de cooperar falamos de pessoas e o elo que une essas pessoas é a empatia.
A neurociência já comprovou que somos seres empáticos por natureza. A empatia, no ambiente de trabalho e na vida, torna as relações mais profundas e significativas, auxilia no nosso processo criativo, traz inovação e processos mais sistêmicos.
Tem um autor chamado Marshall B. Rosenberg que diz que a empatia “É a compreensão respeitosa do que os outros estão vivendo.”
Ele sugere que a verdadeira empatia ocorre somente quando conseguimos nos livrar de todas as ideias preconcebidas e julgamentos a respeito do outro. Empatia é esvaziar a mente e ouvir com todo o nosso ser.
Os tipos de empatia
Para complementar esta ideia tem um autor conhecido pelo conceito de Inteligência Emocional, Daniel Goleman. Ele fala sobre três empatias:
Empatia Cognitiva
Capacidade de compreender a perspectiva da outra pessoa.
Empatia Emocional
Capacidade de sentir o que a outra pessoa está sentindo.
Preocupação Empática
Capacidade de sentir o que a outra pessoa realmente precisa de você.
A empatia é resultado direto de nossa autoconsciência. Precisamos assumir a perspectiva da outra pessoa, compreender seu estado mental e ao mesmo tempo, administrar nossas próprias emoções. É natural que em uma conversa a gente queira acolher o outro, afinal, esta é uma forma do nosso sistema cerebral primário se manifestar a favor do bem-estar alheio.
Como construir a empatia?
Por que o meu colega pensa no que pensa? Por que faz o que faz? O que funciona para ele e o que não funcionará? Isso tudo é empatia. Podemos construí-la escutando atentamente, não julgando a partir da sua própria história, sendo curioso sobre o outro e procurando por coisas em comum e não por diferenças.
Para entender os sentimentos dos outros, precisamos primeiramente entender nossos próprios sentimentos.
Pense assim: se você está conversando com alguém enquanto ele está chateado e consegue compreender empaticamente a perspectiva desta pessoa, este ato te dará a capacidade de transcender a sua própria dor e ir além da sua individualidade, permitindo que você se conecte verdadeiramente com o outro.
Quer um exemplo simples? Quando alguém fala “eu adoro frio”, mesmo que você ame o calor, agir empaticamente, é falar para a pessoa: “É mesmo? Me fala mais…”.
A socialização e a empatia no trabalho é uma excelente estratégia para lidar com as angústias que o mundo muVUCA nos gera. É uma estratégia de enfrentamento que promove saúde, tanto individual quanto coletiva, traz força, bem-estar e felicidade no trabalho.
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