Padrões mentais: afinal, o copo está meio cheio ou meio vazio?
“Os homens não são perturbados pelos acontecimentos em si, mas pela visão que possuem destes acontecimentos”. Epicteto
Confira nesse artigo:
Copo meio vazio x meio cheio
Muitas vezes nossa forma de pensar ou ver o mundo, especificamente no nosso trabalho, podem prejudicar nossa vida.
Cada um de nós usa uma espécie de “óculos” para ver a realidade, que são os padrões mentais que construímos ao longo da vida, a partir dos encontros que tivemos, das experiências, dos aprendizados…
Por exemplo, seu líder pode lhe dar um feedback e você compreender que ele não gosta do trabalho que você desenvolve, ver como uma crítica, e se sentir muito mal a partir disto. Enquanto outro colega, pode receber o mesmo feedback e considerar que é uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento.
Existem pessoas que veem o “copo meio vazio”, enquanto outras o veem “meio cheio”. Na realidade, não interessa muito se ele está cheio ou vazio, mas se você souber onde tem água, você poderá enchê-lo e esvaziá-lo quantas vezes desejar. Não importa o quanto de água, pensar eficiente é pensar no que você fará com esse copo.
Claro que este é um modo de encarar a realidade de uma maneira assertiva e positiva, mas nem sempre pensamos assim.
Entendendo nossos padrões mentais
Voltemos aos nossos padrões mentais. Alguns deles são disfuncionais, nos prejudicam e prejudicam nosso trabalho e as pessoas em nossa volta.
Da mesma maneira como construímos um modo de ver a realidade que não nos traz bem-estar e felicidade, podemos desconstruir e construir um novo óculos, um novo padrão.
Todo esse processo que estamos falando acontece de forma inconsciente, o tempo todo e em todas as relações que desenvolvemos.
Esse processo é automático: você vivencia a situação 🡪 codifica a informação (nos vem o pensamento) 🡪 imediatamente vem os sentimento (tristeza, angústia, inferioridade..) 🡪 e por consequência o comportamento.
Qual óculos você usa na sua vida?
Te convido a pensar: seus óculos te ajudam nas relações de trabalho, no desenvolvimento de suas atividades, na concretização de seus projetos de vida, ou te prejudicam? Eles te trazem bem-estar e felicidade? Como você vê o mundo? Como você encara as situações no seu trabalho?
Coloque no papel suas respostas. Escrever sobre questões que você está refletindo é muito positivo. Pois ao escrever, você transfere algo que estava no mundo das ideias para o concreto.
Para finalizar, escreva: O que EU preciso mudar para que meu trabalho seja um lugar que me traga mais BEM-ESTAR?
Fale agora com um de nossos especialistas e conte com a eErgo para implementar soluções de qualidade de vida na sua empresa!